Skate.

História

Anos 60

No início da década de 60, os surfista da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois. Eles queriam criar um surfe no asfalto entao criaram o skate.

Anos 70

Em 1973, o o norte-americano Frank Naswortly inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 2,5 kg.

Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate realizando manobras do surf sobre ele. Esses garotos eram os lendários Z-boys da tambêm lendária equipe Zephyr. Essa equipe era de Venice,Califórnia,lugar o qual chamavam de Dogtown.

Em 1979, Alan Gelfand inventou o Ollie-Air, manobra com a qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados e é base de qualquer manobra. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. Não se pratica Street-style sem o domínio do Ollie-Air. Tom "Wally" Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 70. Ele é mais conhecido pela assinatura de manobras como "wall rides" and "backside airs." Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) nos anos 70, e foi um primeiros dos skatistas de piscina. "Em 1976 nós andávamos de skate em piscinas vazias", disse Inouye. "Ninguém sabia o tudo o que se podia fazer, então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar". "Forçar" foi exatamente o que levou à suas assinaturas de manobras. O “wallride” (andar na parede)," você anda com o skate pela parede e depois volta para o chão. "Nós todos tentávamos subir na parede. Eu acho que fui o único que conseguiu fazer isso", disse Inouye. E a manobra passou a ser chamada de Wallride e por isso o chamam até hoje de Wally. Outros que revolucionaram o skate foram Felipe Duarte Santos e Filipe Gustavo Kano que deram um grande show em mega rampas e no estilo street

O primeiro skatista nipo-brasileiro a chegar ao Brasil foi Jun Hashimoto em 1975, o mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate. Nome importante de skatista brasileiro Lincoln Ueda.

Anos 80

Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade freestyle foi Rodney Mullen. Mullen desenvolveu várias manobras como flip, heelflip, hardflip, kickflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das atualmente são derivadas destas manobras. Rodney Mullen foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor skater do mundo na sua modalidade. Outro revolucionário, na modalidade Vertical, foi Tony hawk. Hawk inovou a maneira como os skatistas devem abordar o Half-pipe, sempre procurando ultrapassar o limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras. É tido como o maior skatista de todos os tempos na modalidade.!

Anos 90

Nos anos 90, o brasileiro Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no Skate: o Switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar Skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o Skate passou a não ter mais "lado", ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do Skate, agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica.

O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado em 1993 e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta,hoje, com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pelaCBSK (Confederação Brasileira de Skate).

  • No ano de 1995 Digo Menezes conquista o primeiro título mundial de vertical para o Brasil.
  • Em março de 1999 foi fundada em curitiba a CBSK (Confederação Brasileira de Skate), a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate (skateboard) no território brasileiro.

 

 

Ano 2000

É fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005.

Em 2001Og de Souza um skatista que na sua infância sofria de poliomielite, foi citado nas revistas Tribo Skate, CemporcentoSKATE entre outras em 2001 ganha o campeonato profissional no Best Trick (se deriva da palavra que vem do inglês) mesmo que melhor manobra.

Em 2008 Mega Rampa chega ao Brasil, sendo primeira vez no Hemisfério Sul, foi montando no Sambódromo do anhembi pelo skatista dos anos 80 George Rotatori.

Modalidades

Street Style

No skate de rua (street skate), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade, por exemplo, bancos, escadas e corrimãos e o calçamento (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar. É com distância a modalidade mais difundida e popular do skate.O modo street é um dos modos mais perigosos porém considerado o melhor para os skatistas,consiste em saltar escada com mais de 20 degraus,mandar grinds em corrimões super altos de escada ou do solo, o estilo street é tambem a modalidade preferida de diversas tribos ou grupos de skatistas. O street style também consiste em um povo mais jovem andar, ser o estilo deles. O street style nao é um esporte que tenha um half ou mini-ramp para praticálo, ele pode ser praticado pela cidade toda, muitos de nós cansamos de ver adolescentes, ou até crianças andando de street pela rua, pulando vários degraus, este estilo está ficando cada vez mais comum de nós o observarmos.

Freestyle

Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão. O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. Onde os skatistas dão manobras de chão, juntando elas, dando-as em sequencias, como: flip 180, 360 flip, hardheel flip, hardflip, eles dão elas sem envolver obstáculos.

Vert ou Vertical

Half-Pipe

A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto. O conceituado skatista Tony Hawk ficou famoso por suas grandes habilidades nos half-pipes. Tornou-se o que é graças à sua mãe que comprava batatas fritas para ele sobreviver nos treinos da sua escolinha de skate, onde começou a praticar o esporte aos 3 anos de idade. Aos 6 anos já tinha o patrocínio da Volcom, Vans, Element,entre outras. Nessa idade já fazia flips e grinds pela cidade, onde se machucava muito. Um desses machucados, consequente de um flip "mal chutado", afastou-o do esporte durante um ano, pois ele quebrou sua perna direita e ralou todo o joelho esquerdo, o que demorou muito para curar.

Pool Riding

É praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda:azulejos e cooping. O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo se deslocaria para cima, não fazendo pressão nas paredes. Na década de 70, alguns skatistas da Califórnia, mais precisamente de Santa Mônica, se aventuraram a andar em piscinas vazias, e assim foi criada o Pool Riding que atualmente é uma modalidade underground praticada por alguns skatistas que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de tênis para skatistas) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atração principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland. E já promete outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho.

Big Air

Modalidade criada por Danny Way outro que foi adaptada e actualmente é a principal competição do X-Games. Colocando modalidades que também refletem parte do que os skatistas querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do "skate park" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skatistas de street fazem.

Downhill Slide

Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade. Como muitos devem saber, um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, um californiano de Berkeley que hoje tem 54 anos e continua praticando e muito o downhill-slide. Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar suas experiências vividas nestes 10 anos e exibiram os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior segurança no Downhill, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de freio na descida de ladeiras maiores e/ou mais íngremes. Desenvolvendo a habilidade dos skaters de descer ladeiras cada vez maiores e mais rápidas (naquela época).Na atualidade, os melhores skatistas nesta modalidade estão no Brasil. Com destaque ao tri campeão mundial Sérgio Yuppie.

Downhill Stand-up

Tem como finalidade descer a montanha (ladeira) imprimindo velocidade, os equipamentos necessários para a pratica do Downhill speed são (macacão de couro, ténis, luva com casquilho, capacete fechado, e um skate próprio para velocidade), o recordista mundial de velocidade é o brasileiro Douglas (Dalua), Dalua chegou a 113 km/h na ladeira mais rápida do mundo no RS-teutônia em outubro de 2007. Ano que também deu um enorme destaque aos "speedeiros" brasileros junto ao ranking mundial da IGSA (Associação internacional de esportes de gravidade). Com destaque no 5º lugar para luiz Lins(T2) e o 10º lugar ao Juliano Cassemiro (Lilica), em um total de aproximadamente 450 pessoas de várias partes do mundo.

Longboard downhill

Consiste em descer ladeira executando manobras de slide, com um skate maior, chamado longboard. Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico do "surf" é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira(Shape). Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar, agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. Essa modalidade é a que mais comporta mulheres entre as demais encontradas na ladeira. No Brasil, a skatista Christie Aleixo tem destaque e é considerada uma das melhores no mundo nesta modalidade, além de praticar o speed e o slalom.

Mini-rampas

As mini-rampas são populares em todo o mundo, pois devido a pouca altura que elas possuem, as manobras são executadas com uma maior facilidades. Nesta modalidade, a uma mistura de street com vertical. Na realidade as mini rampas são um mini half-pipe, aonde as paredes não chegam ao vertical. Elas variam de 1 a 2 metros e 10 cm de altura. São excelentes para se aprender manobras, principalmente as que utilizam bordas, onde o eixo ou as rodas permanece em contato com o coping (detalhe de acabamento feito por um cano, inspirado nas piscinas americanas de fundo de quintal). Essas pistas são facilmente construídas. O risco de se machucar em uma manobra é bem pequeno e é uma prática necessária para a evolução de qualquer skatista.

Manobras de skate.

Ollie

 

  • Posicione a ponta do pé de trás na parte de trás do skate e o da frente um pouco atrás dos parafusos dianteiros.
  • Agaixe um pouco, preparando-se para impulsionar o corpo para cima. Mantenha os braços ligeiramente abaixado.
  • Bata o tail no chão com força, levando os braços para cima ao mesmo tempo que salta. Incline ligeiramente o corpo para frente.
  • Ao bater o tail, o skate vai subir e você deve jogar o pé da frente para frente, deslizando o peito do pé sobre a lixa, fazendo o skate retornar à posição horizontal.
  • Controle o "vôo". Após alguma experiência, deixe o skate e o corpo aterrisarem pela força da gravidade, sem forçar.
  • Ao sentir o skate tocar o chão, amorteça a queda, flexionando os joelhos.
  • No começo, é natural que as rodas de trás não saiam do chão. Para que elas subam, você deve bater o tail com toda força e encolher a perna da frente; depois disso, jogue o pé da frente para frente, deslizando-o sobre a lixa, empurrando o nose e impulsionando o skate, tanto para frente quanto para cima.

Flip

  • Posicione os pés e flexione os joelhos.
  • Bata o tail e com o outro pé, arraste (chute) para frente e para trás (Diagonal), impulsionando o corpo para frente e para cima;
  • O skate deve colar nos pés no alto, e paralelo ao chão (repare a altura que o skate está do chão).
  • E deve se manter assim até chegar ao chão.
  • Volte com as quatro rodas ao mesmo tempo, com os pés em cima das bases.
  • Os joelhos flexionados ajudam a absorver o impacto.
  • Mantenha tranqüilidade ao continuar andando e tentando.
  • Você tem que colocar o pé dianteiro na lateral do skate e o traseiro no mesmo lugar que nas outras manobras; bata o flip como se fosse um ollie e com o tempo você conseguirá realizá-lo.

Varial

  • Posicione seus pés e seu corpo como se fosse dar um ollie.
  • Bata o tail impulsionando o pé de trás para trás de seu corpo,o pé dianteiro você apenas levanta.
  • Dê impulso o bastante para subir o seu corpo e tente subir o máximo.
  • Porém observe o giro que é de 180°.
  • Cole os pés no shape e aterrise bem suave.
  • Quanto mais impulso você der no tail,mais bonita sai a manobra.

Shovit

  • Fique na sua base normal.
  • Com o pé do Tail, dê um impulso para trás e mantenha o pé da frente quieto até ver que o skate deu meia volta (180º) e depois pise primeiro com ele.
  • Junte tudo isso com um pequeno pulo para frente.
  • Lembre-se, manobra perfeita é aquela que você consegue cair com os pés em cima do parafuso. (Além de ser menos provável que você caia)

Fakie 360 Flip,mesma base do 360 flip.

 

  • O 360 Flip é uma manobra complexa e que requer mais jeito do que força para executá-la.
  • Com o pé de trás posicionado de modo a permitir um bom ollie e a girar um shovit 360, pé da frente dando um leve toque que provoque o flip.
  • Logo em seguida, encolha as pernas para deixar o skate girar e rodar livremente, até o momento de reposicionar os pés para pegar o skate antes de tocar o solo.

Frontside 180º Ollie

Manobra na qual o skate gira 180º, porém o skatista acompanha giro do skate junto com seu corpo.

1 - Posicione para dar um ollie normal, mas fazendo com
o pé dianteiro fique o máximo para dentro do shape,
sem que a ponta do pé fique para fora;

2 - Torça levemente o tronco com as costas para frente,
para tomar impulso para girar os 180º;

3 - De o ollie e enquanto o shape estiver na posição
diagonal, gire as pernas para frente de modo com que o
skate gire 180º e o seu corpo acompanhe;

4 - Antes de cair, faça com que o skate não fique
adiantado ao seu corpo, ou seja, bem abaixo de você, ou
ele vai espirrar para frente;

5 - Caia distribuindo o seu peso exatamente entre as
duas pernas.

Frontside Tailslide

Manobra na qual o skatista encaixa o tail no obstáculo de frente.

1 - Pegue velocidade em direção ao obstáculo;

2 - Posicione o pé traseiro no meio do shape na ponta
do tail, e pé dianteiro no meio do shape, perto dos
parafusos dianteiros;

3 - Dê o ollie e empurre o tail com o pé traseiro para
o obstáculo, girando o skate horizontalmente a 90º;

4 - Caia com o tail no obstáculo apoiando seu peso no pé
traseiro, encostando o pé dianteiro no skate para
controla-lo;

5 - Equilibre seu corpo em cima do skate de forma que
ele escorregue, nem muito para frente, nem muito para
traz;

6 - Ao fim do obstáculo, puxe o pé dianteiro girando o
corpo para cair na sua base normal.

Backside Noseslide

Manobra na qual o skatista encaixa a manobra de costas no obstáculo e o skate escorrega apenas o nose.

1 - Pegue velocidade em direção ao obstáculo;

2 - Posicione os pé traseiro no meio do shape na ponta
do tail, e p pé dianteiro em cima dos parafusos
dianteiros próximo ao nose;

3 - Dê o ollie e gire o skate a 90º, como se fosse dar
um frontside 180º ollie. Porém, visando encaixar o
nose no obstáculo, sem que o truck dianteiro passe a
borda;

4 - Tente apoiar o seu peso no pé dianteiro em cima do
nose, e o pé traseiro encostando no tail;

5 - Equilibre seu corpo em cima do skate de forma que
ele escorregue, nem muito para frente, nem muito para
traz;

6 - Ao fim do obstáculo, retire o skate com o pé
traseiro, girando o corpo para cair na sua base normal.

Backside Rockslide

Manobra básica na qual o skate escorrega apenas o shape no obstáculo, entre os trucks.

1 - Pegue velocidade em direção ao obstáculo;

2 - Posicione os pés para dar um frontside 180º ollie;

3 - Dê o ollie e gire o skate a 90º, como se fosse dar
um frontside 180º ollie;

4 - Tente fazer com que o truck dianteiro passe por cima
do corrimão ou da borda do obstáculo para encaixar o
shape;

5 - Equilibre seu corpo em cima do skate de forma que
ele escorregue, nem muito para frente, para o skate não
travar e você ir de boca no chão. Nem muito para traz,
para o skate não espirrar para frente e você ralar o
traseiro no obstáculo;

6 - Ao fim do obstáculo, gire o corpo para cair na sua
base normal.

Frontside 5-0 Grind

Manobra basica, na qual o skate escorrega apenas com o truck de tras em cima de um obstáculo.

1 - Pegue velocidade em direção ao palco;

2 - Posicione os pes para dar um ollie normal;

3 - Dê o ollie e caia apenas com truck traseiro na
borda, apoiando o peso do corpo no pé em cima do tail;

4 - Equilibre-se ao máximo até o fim do obstáculo;

5 - Ao fim do obstáculo, dê um pequeno impulso com o
corpo para sair com perfeição.

OBS: Um bom frontside grind vai ocorrer quando o
skatista, não encosta o tail no obstáculo.

Varial Flip – 180° Kickflip

Manobra na qual o skate gira 180º em seu angulo horizontal, e 360º em seu angulo vertical.

Esta manobra exige muito treino e rafléxo, pois o skate
pode girar mais que o esperado.

1 - Posicione a ponta do pé dianteiro na lateral
esquerda do shape, próximo aos parafusos dianteiros, se
sua base for regular. Ou na lateral direita se sua base
for goofy. E a ponta do pé traseiro na ponta do tail,
na lateral contrária a da ponta do pé dianteiro;

2 - De um ollie como se fosse tirar um pop shovit, ao
mesmo tempo chutando a lateral do shape com o pé
dianteiro para frente, fanzendo girar um flip;

3 - Fique esperto para saber a hora de cair em cima do
skate.

 

Tail-Drop
 
1- Posicionado na plataforma da pista ou rampa, segure
firme o seu skate pelo nose e encaixe o tail na borda ou sobre o coping.
2- Ajuste o seu pé de trás no tail e pressione pra segurar o skate na posição de drop. Mantenha toda a pressão nesse pé.
3- Tire o seu outro pé da plataforma, o da frente, e o posicione na altura dos parafusos do eixo dianteiro. Mantenha ainda seu peso no pé de trás, para que ainda fique com o skate encaixado na borda.
 4- Agora que você já está posicionado e pronto para dropar, respire fundo e perca o medo. O esquema é trasnferir o peso do pé traseiro, para o pé da frente, pisando na parte dianteira. Flexione os joelhos (fique quse agachado) para ter um maior equilibrio quando estiver dropando.
5- Faça isso em ritmo simultâneo para que você não fique nem muito lento e nem muito rápido.Mantenha o seu corpo acompanhado a trajetória do skate.
 6- Fique atento para que seu corpo não caia nem pra frente e nem pra trás, mantendo o equilíbrio ao acompanhar a velocidade do seu skate. As quedas que podem acontecer, são causadas pela precipitação de tentar descer mais rápido que o skate cousando um tombo pra frente, ou quando se tenta segurar a velocidade com o corpo, logo que o skate começa a descer. Isso faz como que seu corpo caia para trás. Fique atento.

Manual

1. Vá o mais rápido possível para o obstáculo em que você vai fazer o manual.
2. Ajuste seus pés do modo que você quiser. Eu gosto do meu pé dianteiro no meio do skate e meu pé de trás na ponta do tail.
3. De um Ollie e aterrisse nas rodas de trás.
4. Uma vez lá em cima, coloque a maioria de seu peso em seu pé de trás; isto lhe ajudará a adquirir mais equilíbrio.


Nose Manual

1. Para esta manobra, tudo que você precisa fazer é se equilibrar nas suas duas rodas da frente.
2. Aproxime-se do obstáculo que você vai fazer o nose-manual em velocidade.
3. De um ollie; enquanto estiver no ollie, apóie-se adiante assim você aterrissa nas duas rodas da frente.
4. Quando você quiser cair, force seu corpo um pouco para frente - tipo num nollie.
5. Aterrisse com as quatro rodinhas.

Nollie

1. Para aprender esta manobra, você tem que se sentir confiante com seu ollies, porque o nollie requer exatamente os mesmos conceitos.
2. Pra começar, coloque seu pé dianteiro confortavelmente no nose e seu pé de trás no meio do shape.
3. Bata o nose no chão : quanto mais alto você bater, mais alto você vai. Agora seu pé de trás ajuda o skate a sair do solo deslizando o pé pelo shape. Dica: para ficar mais fácil aprenda a fazer ollies com base trocadas (switchstance).
4. Quando você perceber que você alcançou a altura máxima, seu skate deve estar nivelado.
Nota: Se você estiver tentando esta manobra por cima de um objeto, você tem que começar o nollie mais cedo assim o nose não baterá no objeto.